Música "A Curandeira"



Era um daqueles finais de semana de inverno, manhã calma e gentil; estávamos em uma pousada no Campeche,  eu e Mau (Maurício). 

Eu havia recém descoberto o nome da minha bisavó paterna, Luíza Benta Ferreira, mãe de minha avó Maria Ferreira Furtado (ambas não conheci). 

Segundo minha tia Maristela, irmã de meu pai Walter Costa Furtado, a bisavó Luíza  era uma benzedeira e parteira do bairro da Trindade e Agronômica. 

Sempre tive um grande interesse nas histórias dos meu antepassados. Por horas, ficava a ouvir o meu avô paterno, Reinaldo Cândido Machado, a contar sua história. Foi por ele que soube que o nome da minha mãe, Adelaide, fora dado em homenagem à mãe dele - minha outra bisavó.

Sempre perguntei a minha mãe a história da nossa linhagem feminina: minha querida avó Maria de Lourdes (Lobato) Machado e sua mãe, minha bisavó, Lilian (Fernandez) Lobato. E eu sempre queria saber mais....


Ainda enrolados no cobertor, Maurício começou a cantarolar ... e logo as palavras dançaram...
"Água ferve no fogão, pra preparar a infusão
"vou colher erva no mato, pra benzer teu mal-estar.."

Eu disse, "pra benzer teu coração..."

Ele correu para apanhar o caderno, caneta e o violão e dali foi criada a música que nos acompanha em todas as minhas palestras e vivências: A Curandeira.

Ele escrevinhava rapidamente, daquele jeito quando a gente se torna canal de algo Divino e grandioso, e eu ia sutilmente sugerindo palavras e termos.

E sabe o que é mais forte para mim?

Eu relembrei que eu amo cantar, desde pequenina...  E Mau surgiu em minha vida para lembrar-me disso. Como ele mesmo fala "todos nascemos cantores, basta acreditar e soltar a voz." 

Então ele lançou-me um sorriso e disse-me, "essa música veio para mim, mas é para você ser a primeira voz.". Naquele momento, não aceitei muito bem, achei que não daria conta.

Mas hoje, essa música, me acompanha por onde vou. Eu sinto como se todas as minhas Ancestrais estivessem lá atrás (e estão!), torcendo e vibrando pelo meu caminhar, a sussurrar em meu ouvido, "isso, nossa menina, nós te demos a vida, faça o melhor com ela".
 Sinto meus Ancestrais, a linhagem masculina, a dizer-me, "vá, menina prateada, estamos e sempre estaremos aqui, te guardando e te cuidando." 

E hoje respondo, "tudo que faço, cada passo que dou, a cada obstáculo superado, a cada alegria despertada, eu faço em homenagem a todas e todos vocês. Gratidão pela vida que vocês me deram. Eu os amo, aceito e honro a cada um de vocês."


Agora, eu convido você que está lendo essa postagem, a procurar saber a sua história, a conhecer que foram os seus Ancestrais, a sua linhagem. Pergunte para seu pai, converse com sua mãe. Se ainda seus avós são vivos, aproveite!!! Isso é uma benção! 

Convido você a compreender e aceitar tudo, por mais mais ruim que tenha sido, a história de cada um, a personalidade de cada um, e saber que dentro de você tem um pedacinho de cada um deles, de cada uma delas. 

Convido você a cantar comigo e com o Maurício, convido você a 

Abre a alma /  deixar entrar a luz /  sem medo de ver /  quem é você 









A Curandeira  



Água ferve no fogão                   
Pra preparar a infusão
Vou colher erva no mato
Pra benzer teu coração

O vento frio açoita a noite
É a voz que veio pra curar
Entoo rezos do passado
A grande mãe vem me ajudar

Abre a alma                
Deixa entrar a luz                         
Sem medo de ver                
Quem é você    





Clique aqui para adquirir os livros 














Muito grata por tudo❤