livro Brumas da Ilha


O romance histórico Brumas da Ilha tem uma longa e bonita trajetória (leia a sinopse mais abaixo)

2004 a 2009 -  Processo de criação - a escritora tece a história entre pesquisa, estudo e escrita.

2009 - a escritora inscreve o projeto Brumas da Ilha no Edital  Elisabete Anderle  de estímulo do Governo da Fundação Catarinense de Cultura  na categoria Letras - publicação e é contemplada com o recurso do Governo do Estado.

2010 - Publicação/lançamento do Brumas da Ilha na Bienal do livro São Paulo e na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi -  a autora é contemplada com Diploma de Mérito da Academia Catarinense de Letras na categoria de melhor romance publicado.

2017 - a autora participa do Edital de Cultura COCALI 2017 para aquisição de obras literárias. Brumas da Ilha é selecionado pela Fundação Catarinense de Cultura para a distribuição de 300 exemplares em toda a rede de Bibliotecas Públicas do Estado de Santa Catarina. 


A história já encantou e surpreendeu muitas leitoras e leitores em várias partes do Brasil, além de Portugal e também Arquipélago dos Açores. Na Ilha de Santa Catarina, o livro vai se enraizando nas casas, no coração de mulheres e homens, entre Círculos Femininos como objeto de estudo, nas Escolas e Instituições Educacionais como referência mais verossímil possível sobre os fatos históricos da colonização açoriana e as lendas que acercam a Ilha.

Na capa, a beleza da obra de Luis Nogueira, Mar de brumas óleo sobre tela - Lisboa, Portugal.

Entre, leia e se encante...

Clique aqui para adquirir o livro ❤




Sinopse

No ano de 1747, inicia a imigração de açorianos à Ilha de Nossa Senhora do Desterro – atual  Florianópolis –, Santa  Catarina. Até 1756 mais cinco levas chegarão para ajudar a povoar a ilha. Entre esses anos, um cargueiro aporta em Desterro. Mais que alimentos e ferragens, o capitão traz escondido em seu porão mulheres fugidas do Arquipélago de Açores. Feito brumas, elas chegam à ilha sem registros e sem autorização da Coroa Portuguesa.
Mas quem são essas mulheres?
Do que estão fugindo
Entre relatos fictícios e fatos históricos, a personagem tece sua história: a saga de mulheres que viviam no Arquipélago de Açores e tiveram que deixar suas vidas e o que mais sagrado havia em suas almas para então se lançarem numa incógnita fuga para a América.
 Um romance que aborda o sagrado feminino, o Universo das mulheres com suas esperanças, seus medos, suas sombras e sonhos. Um livro feminino, que mergulha na figura da mulher intuitiva, visceral, presciente e densa; a então mulher intitulada de "bruxa".

_____________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Título: Brumas da Ilha
Autor: Bianca Furtado
Publicação:  Editora Onírica 
Edição: 4ª
Ano: 2020
Páginas: 292
Altura: 21 cm
Largura: 15 cm
Ilustrações Preto e branco : C. R. de Oliveira e Andrea Honaiser
Imagem da capa: Luis Nogueira, Mar de Brumas , óleo sobre tela, Lisboa/ Portugal
Projeto gráfico: Bianca Furtado
Edição: Marcos Graeff de Oliveira
Valor de venda: R$ 55,00
Comprar o livro